Comércio Exterior
Would you like to react to this message? Create an account in a few clicks or log in to continue.

Estudar no exterior - Facilita na hora de encontrar emprego no Brasil?

2 posters

Go down

Estudar no exterior - Facilita na hora de encontrar emprego no Brasil? Empty Estudar no exterior - Facilita na hora de encontrar emprego no Brasil?

Post by Debora Maciel dos Santos Mon Mar 26, 2012 9:35 am

Recebi esse e-mail e achei bastante interessante. Vou responder aqui pq pode ser de ajuda para outras pessoas que estão no fórum como também é um assunto que merece ser discutido, então, quem quiser acrescentar algo escreva, opiniões e sugestões são sempre bem vindas.

Vou preservar o nome e e-mail da pessoa ok? O e-mail não está na íntegra.

Queria muito se fosse possivel se voce pudesse me ajudar, ou me dar um luz no fim do tunel.
Deixa eu te me explicar primeiro.
Acabei de chegar de Londres, morei por la por 6 anos de 2005 a 2012, cheguei a 1 mes atras.
Acabei tambem meu curso de (BA) Hons Business Management, que se fosse traduzir seria Gestao de Negocios. Antes de eu mudar pra Londres eu fazia curso de Comercio Exterior pela FECEA no PR, e tranquei no ultimo ano e fui pra Londres.
Trabalhei por 5 anos em uma empresa de varejo em Londres e como tinha que conciliar meu curso e meu trabalho nao tive tempo para procurar outro trabalha q nao fosse aquele q eu tinha.
Ao terminar minhas provas finais em agosto eu comecei a procurar trabalho em exportacao ou importacao em londres, ate como administracao eu tentei, mas nao tive muita sorte, em resultado a crise que estava la. Todos os trabalhos pediam experiencia, e eu somente tinha experiencia universitario, pois optei pela grade em comercio exterior e aprendi em direito internacional todas maneiras de se importar e exportar, a maioria das leis e documentos.
Entao decidi voltar ao brasil. Enqto eu estava la em Londres mandei meu cv pra varios lugares e coloquei meu cv a disposicao na Catho.
Semana passada fui ate uma agencia de emprego, onde me ligaram dizendo que teriam uma suposta vaga em comerio exterior que eu poderia me candidatar, e perguntaram somente se eu tinha ingles fluente.
Chegando la para a minha falta de sorte, apos explicar toda a minha experiencia no exterior e meu curso em Londres e o eu incompleto no Brasil, a agente que estava me entrevistando me disse que eu nao poderia me candidatar a vaga, porque o meu curso era de fora do pais e em resultado as leis eram todas diferentes e nao seria aceita aqui no Brasil. Ela falou varias coisas que eu nao acreditei em que ela estava dizendo, que as empresas brasileiras nao estao contratando pessoas de fora, porque as empresas brasileiras nao acreditam nas pessoas que vem de fora porque eles nao ligam para as empresas estrangeiras.
Eu disse que realizei meu curso em Comercio Exterior mas era incompleto, e ela disse que era muito antigo e nao valeria mais.
Resumindo ela disse que no Brasil nao conseguirei trabalho.
Por isso estou aqui pra perguntar se voce poderia me dar uma luz no fim do tunel, se realmente sera dificil eu conseguir emprego aqui. Estou um pouco desanimada apos escutar tudo o que essa agente disse durante a entrevista.
Estou procurando alguma pos graduacao, mas meus planos era primeiramente trabalhar e depois comecar a pos, ja que acabei de acabar meu curso de graduacao.
Sera que voce poderia me ajudar a me dar algum conselho em onde ir, ou por onde comecar.
Muito obrigada pela sua ajuda,
Debora Maciel dos Santos
Debora Maciel dos Santos
Admin

Mensagens : 61
Data de inscrição : 2010-04-25
Idade : 45
Localização : São Paulo

http://www.linkedin.com/profile

Back to top Go down

Estudar no exterior - Facilita na hora de encontrar emprego no Brasil? Empty Re: Estudar no exterior - Facilita na hora de encontrar emprego no Brasil?

Post by Debora Maciel dos Santos Mon Mar 26, 2012 9:45 am

Olá querida,

Desculpe a demora em responder!

Primeiro devo lhe dar os parabéns pela sua formação e pela experiência de ter estudo e morado em Londres. Parabéns mesmo! Acredite que essa experiência lhe acrescentou muito, não só no currículo, mas provavelmente na vida.



Devo te dizer que fiquei surpresa com a postura da recrutadora da agência de empregos, pois os exemplos que tenho tido contato, de pessoas que estudaram, trabalharam (mesmo fora da área) e viveram em outro país são que a experiência é valorizada e não que não invalidadas.



Se eu posso lhe dar sugestões, são essas:

1 - Para valorizar a experiência atual eu indicaria que vc enviasse currículos para empresas americanas, européias e outras nessa linha. Porque são as que irão valorizar as suas experiências. Prepare seu currículo com o que tem disponível agora e encaminhe. Tenho certeza que terá um bom retorno.

Em minha opinião as agências de empregos, não são os melhores lugares para alguém com sua formação. Procure por head hunters, por sites de anúncios ou envie direto para as empresas.



2 - Para dar um update no seu conhecimento das legislações brasileiras, eu te indicaria um curso técnico, desses livres e de curta duração. Tem cursos que você faz em um único sabado por exemplo. É mais barato que investir na pós-graduação e ao mesmo tempo é um up no seu currículo.



Você deve falar inglês fluente não é? Então destaque isso no seu currículo. O profissional que fala inglês (de verdade) vale ouro no mercado!!!



Por enquanto, foi o que eu pensei em estratégia.

Volte aqui para conversarmos mais sobre esse assunto. Trocando informações poderemos ter mais idéias.

Seja bem-vinda de volta ao Brasil! Smile
Debora Maciel dos Santos
Debora Maciel dos Santos
Admin

Mensagens : 61
Data de inscrição : 2010-04-25
Idade : 45
Localização : São Paulo

http://www.linkedin.com/profile

Back to top Go down

Estudar no exterior - Facilita na hora de encontrar emprego no Brasil? Empty Re: Estudar no exterior - Facilita na hora de encontrar emprego no Brasil?

Post by pollymoreschi Wed Mar 28, 2012 7:40 pm

Muito obrigada pela sua resposta.
Ainda estou na procura de trabalho e continuo recebendo o mesmo feedback de outras empresas, infelizmente. Não está sendo fácil ter voltado para o Brasil e as empresas não reconhecerem o meu estudo de fora, pois sei tanto quanto um recém-formado.
E sobre o curso técnico, qual você poderia indicar? Eu estava de olho no Aduaneiras, pois ainda nao sei qual seria um bom curso reconhecido aqui no Brasil, pois nao quero embarcar numa pós-graduação antes de ter experiência.
E sobre meu inglês é fluente sim, mas nem isso as empresas estão reconhecendo.
Mas vou continuar seguindo o teu conselho e tentar direto com headhunters, mesmo que eu já tenha tentado isso, mas irei continuar.
Obrigada pela ajuda!

pollymoreschi

Mensagens : 1
Data de inscrição : 2012-02-23

Back to top Go down

Estudar no exterior - Facilita na hora de encontrar emprego no Brasil? Empty Re: Estudar no exterior - Facilita na hora de encontrar emprego no Brasil?

Post by Debora Maciel dos Santos Thu Mar 29, 2012 9:39 am

Olha Pollymoreschi,

Eu acho que vc está com tudo com o seu curriculo, acho mesmo. Mas procurar por um trabalho é mesmo trabalhoso rsrsrsrs. Leva tempo, paciência etc etc.

Infelizmente, são poucos os profissionais que tem sorte, a maioria conquista mesmo pelo esforço combinado com a oportunidade.

Sobre escolher aonde fazer o curso:

A Aduaneiras, aqui no Brasil, é a mais conhecida, mais popular, e eles tem cursos bons.

Existe outra empresa, a DLA, que eu gosto muito, e que inclusive, no site dá para assistir algumas palestras grátis sobre diversos temas ligados ao comércio exterior. O que é bastante bacana para dar uma atualizada geral. E tem os cursos presenciais também.

http://www.aduaneiras.com.br/

http://www.dla.com.br/

O que eu sugiro é um curso livre de um dia só, já que o conhecimento você já tem e o objetivo é dar um update e mostrar para o mercado que você conhece a legislação brasileira não é?

Mais uma dica, a leitura de livros para assuntos especificos.

Por exemplo, você quer trabalhar na importação ou exportação? Vai trabalhar com ANVISA, MAPA? Quer aprender a fazer classificação fiscal? Já sabe qual é o flow de uma importação ou da exportação?

Ler livros é ótimo para traçar flows de processos, assim, mesmo que você não tenha experiência, vai saber como funciona e isso vai te fazer ganhar muitos pontos na entrevista, além de permitir que você escreva melhor o seu curriculo quando estiver descrevendo suas habilidades.

Em sites como mercado livre e estante virtual você encontra vários livros usados, em bom estado, por um bom preço.

Bom, é isso, vamos continuar nos falando.
Debora Maciel dos Santos
Debora Maciel dos Santos
Admin

Mensagens : 61
Data de inscrição : 2010-04-25
Idade : 45
Localização : São Paulo

http://www.linkedin.com/profile

Back to top Go down

Estudar no exterior - Facilita na hora de encontrar emprego no Brasil? Empty Re: Estudar no exterior - Facilita na hora de encontrar emprego no Brasil?

Post by Sponsored content


Sponsored content


Back to top Go down

Back to top

- Similar topics

 
Permissions in this forum:
You cannot reply to topics in this forum